segunda-feira, 25 de março de 2013

Os benefícios dos chás

Olá, meninas!!!
Sabemos que muitas pessoas que não gostam de chás porque acham que se parecem com água doce, mas vamos "levantar a bandeira" a favor deles, que são uma delícia, além de fazerem muito bem à saúde
Aí vai uma matéria sobre eles:

Chás
Os Chás são ótimos e simples, podem ajudar após uma ressaca e regular a menstruação, além de serem uma delícia acompanhados com biscoitinhos e torradinhas. 
Os chás têm vantagens medicinais, além de aquecerem no frio. Se encarados como medicamentos naturais, eles ajudam a dormir ou até acordar quando contêm cafeína e ajudam a aliviar estresses, ajudam a emagrecer. Mas, para que os chás tenham os efeitos desejados, é preciso que sejam em folhas, compradas em lojas de produtos naturais e não aqueles de saquinho, pois aqueles que vêm dentro de saquinho são totalmente triturados, e a ação dos seus princípios ativos se torna nula. 
Também é preciso que sejam preparados da forma correta por infusão, que consiste em colocar a planta seca ou fresca em uma xícara, acrescentar água fervente, tampar por 5 minutos e beber logo em seguida.
 



Chá Branco, Preto, Verde
Os três são feitos com folhas de diferentes partes de uma mesma planta, a Camellia sinensis.
Indicações: Aceleram o metabolismo e prometem um emagrecimento rápido, mas são meio amargo.
Efeitos colaterais: São  contra indiciados para pessoas sensíveis a cafeína, hipertensas e com quadro de arritmia. Gestantes não devem consumir essas bebidas.


Flor de cha branco






Flor de chá verde

Chá Erva Cidreira
Esse nome popular serve tanto para referir-se a Mellissa officinalis, como o capim cidreira ou capim santo.
Indicações: Ambas são usadas como calmantes e indicadas para o alivio do estresse. Ainda tem ação antiinflamatória e diminuem a pressão.
Efeitos Colaterais: Devem ser usadas com cuidado por pessoas que tomam medicamentos hipnóticos porque podem potencializar o efeito sedativo.




Chá de Carqueja
Nativa dos Andes, a Baccharis trimera é uma planta resistente. Por causa disso, ela é facílima de achar, cresce como mato em qualquer lugar.
Indicações: Auxilia na digestão, ajuda a conter "piriri" além de ter função diurética.
Efeitos Colaterais: Se tomada em excesso, pode causar queda de pressão e problemas no fígado.


Chá de Camomila
Diz a lenda que o melhor método para espantar olho gordo é plantar mudas de Matricaria recutita em volta da casa.
Indicações: Tem efeito calmante, reduz gases, purifica o sangue, ajuda na digestão, trata inflamações da pele como acne (basta aplicar o chá na área afetada) e regula o ciclo menstrual.
Efeitos Colaterais: Deve ser evitada por quem sofre de refluxo gastroesofágico. Pode causar sonolência.


Chá de Hortelã
O nome serve para definir mais de 20 espécies do gênero  Mentha.
Indicações: Reduz gases estomacais ou intestinais, regula o ciclo menstrual, combate febres. Além disso, o mentol (que é o aroma de hortelã), é absorvido pelo sistema respiratório, aliviando sintomas do resfriado.
Efeitos Colaterais: Pessoas com refluxo gastroesofágico devem evitá-lo.



Chá de Erva-Doce
Conhecida há mais de 5 mil anos, a Pimpinella anisum vem do norte da África.
Indicações: Elimina gases, é laxativa e tem efeito expectorante. Em mães que estão amamentando, ajuda na produção de leite.
Efeitos Colaterais: Mantenha fora do alcance de crianças, pode causar convulsão.



Chá de Boldo
O único que tem efeitos cientificamente comprovados, é o Peumus boldus do Chile.
Indicações: Santo remédio pós-ressaca, protege o fígado contra os danos causados por substâncias tóxicas e radicais livres. Ele diminui a acidez no estômago e digere as gorduras no intestino.
Efeitos Colaterais: Se ingerido em excesso, pode causar problemas neurológicos, já que possui uma substância que age no sistema nervoso central.


Fonte: Revista GLOSS, edição n° 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário