quinta-feira, 28 de março de 2013

Diferença entre os alimentos “light”, “diet“ e "zero”

Meninas, aqui está uma matéria interessante da Dra. Ana Escobar sobre a diferença de produtos "light", "diet" e "zero", poucas pessoas sabem disso achando que não tem nenhuma diferença...  
 
Uma dúvida: qual é a diferença entre os alimentos “light”, “diet“ e "zero”? 
Para emagrecer, para controlar diabetes ou pressão alta ou simplesmente para não acrescentar calorias... Na prateleira do supermercado, há opções de produtos “light”,“diet” e “zero”. Na hora vem a dúvida: qual a diferença? Quem pode consumir um ou outro?

Há uma diferença muito importante entre produtos “light” e “diet”. Entenda: os produtos “diet” são feitos para quem tem algum tipo de restrição alimentar e por isso não pode consumir determinado nutriente, sob risco de descompensar a doença de base. Diabéticos, por exemplo, não podem consumir açúcar. Celíacos não podem consumir glúten. Os produtos “diet”, portanto, são completamente isentos do nutriente que está escrito no rótulo. Isso não significa que tenham menos calorias. Por isso, quem quer perder peso e pega na prateleira um produto “diet” com isenção apenas de glúten, vai ingerir as mesmas ou até mais calorias do que no mesmo produto em versão "normal".

Já os produtos “light” tem no mínimo, 25% a menos de determinado nutriente indicado na embalagem. Este nutriente pode ser açúcar ou gordura, por exemplo. Mas veja bem: a gordura ou açúcar estão lá, só que em menor quantidade. Por isso, os produtos light servem para pessoas que querem diminuir o peso ou controlar mais a alimentação, mas não para quem tem restrição alimentar.

“Light” e “diet” não são a mesma coisa. Por isso, consumir estes produtos em excesso não significa restrição de calorias e emagrecimento.

E os produtos “zero”? Estes produtos podem ter restrição total ou parcial de algum nutriente. Tem que ler na embalagem. Por exemplo, refrigerantes “zero” em geral não tem açúcar. Neste caso, servem tanto para quem tem diabetes, quanto para quem quer poupar calorias.

Dica importante: leia sempre o rótulo das embalagens. Adquira esse hábito. Esse é um ato a favor da sua saúde.
 Fonte: www.facebook.com/DraAnaEscobarResponde

Nenhum comentário:

Postar um comentário